sábado, 6 de maio de 2017

O Sarau do Bar completa um ano!

       Nossa! O tempo passou muuuuuuito rápido!! Estamos caminhando para a sétima edição!
       Hora de fazer um balanço... embora não precise... tudo está tão claro pra mim... e eu estou tão feliz!

       Valeu a pena! Vale a pena! Cada sarau traz momentos incríveis de partilha da Arte! São momentos que ficam na memória... e no coração.

       Como tudo começou? Bem... acho que começou há muito, muito tempo...

       Eu sempre gostei de ler e escrever. Não foi à toa que me tornei professora de Língua Portuguesa. A PALAVRA me encanta. Tem vida própria, traça seu próprio caminho. A palavra tem poder... por isso devemos saber usá-la. Daí para me tornar uma POETISA... foi tão natural...

       Escrevi meu primeiro poema em 1982, eu tinha... 14 anos. O primeiro poema que parecia um poema de verdade! Desde então não parei! Mas... sempre insegura, não mostrava para quase ninguém. Veio a época da faculdade de Letras, e aquele clima literário da UFRJ fez desabrochar pela primeira vez meu fazer poético. Na época, fiquei em 3º lugar em um concurso na Biblioteca Popular do Grajaú, com o poema LONGEVIDADE. Isso me animou! Mesmo assim eu continuava a não mostrar a minha arte... Virei uma perfeita e tradicional poeta de gaveta.

       Comecei timidamente a participar de concursos de poesia. Entrei para os quadros do Município como PROFESSORA e desde o 1º ano de regência, em 1993, tive poemas selecionados para a coletânea POESIA NA ESCOLA. 

       E o tempo passou... e comecei a participar anonimamente de alguns saraus. Fui em uma edição do POESILHA, em um bar na Freguesia, convidada pelo querido Áureo Ramos. Participei de um concurso na Biblioteca do Cocotá, também promovido pelo Áureo, mas sem ser premiada. Porém, ao ler meu poema, uma senhora da plateia chorou de soluçar, a amiga que me acompanhava me segredou no final do evento. O poema era SOLIDÃO DEPOIS. Essa data foi marcante porque foi a primeira vez que utilizei presencialmente o pseudônimo KLARA RAKAL, que me acompanha até hoje, embora não sirva mais como pseudônimo: tornou-se mais conhecido que meu próprio nome. Virou nome literário. Lembro-me também de um sarau comemorativo, na CCEH, mas fiquei na penumbra da plateia, maravilhada com os poetas declamando seus poemas, com muita vontade de estar ali na frente declamando os meus também, mas com a timidez me dominando, como sempre foi.

        Então veio o I Concurso Temático da CCEH, em 2011, organizado por Gilberto D'Alma, esse querido amigo e inspiração pra mim. Nesse concurso, fiquei em 1º lugar com o poema DEPOIS VEIO A ADOLESCÊNCIA. Nem acreditei! Uma emoção e um divisor de águas. Dali em diante aceitei que era... uma POETISA e que tinha algum valor.

       As redes sociais contribuíram muito para o meu desabrochar. Criei uma conta no RECANTO DAS LETRAS como autor e a interação com outros poetas deram uma ideia do quanto meus textos eram aceitos. Criei o blog DE PEITO ABERTO e, assim, passei a divulgar minha produção poética.

       Bem... o que essa trajetória toda tem a var com o ANIVERSÁRIO do SARAU do BAR? Sei lá... acho que as coisas se confundem. EU e o SARAU DO BAR somos uma coisa só. E de repente passei a sentir necessidade de algo mais. Via o talento de poetas que participavam do microfone aberto nos saraus do Gilberto no Polo Cultural da Ilha e isso me inspirou. Ali conheci pessoas que se tornaram meus queridos...

       Numa conversa com minha irmã GRAÇA ANTUNES surgiu a ideia de fazermos um sarau, juntarmos as nossas ARTES: naquele momento, a arte de tecer MANDALAS era prioridade para ela, e a POESIA para mim... bem, sempre foi prioridade. A necessidade mútua de estarmos juntas naquele momento foi determinante para levarmos adiante a ideia: nos aproximamos mais ainda e passamos a dividir um mesmo ideal.

       Dinheiro nenhum, uma caixa de som e um microfone velhos e o espaço que tínhamos era o BAR, onde havia pouco tempo bombava nas sextas-feiras de muitos caldinhos e quitutes - doces e salgados - da mamãe. Para dar um up ao bar, para a família se aproximar, para trazer um pouco de diversão para papai e mamãe, por desejo de contribuir um pouquinho com a cultura insulana... Surgiu então, despretensiosamente, o I SARAU DO BAR: ENTRE POEMAS E MANDALAS.

       Resta-me, agora, fazer uma confissão. Um motivo só meu de me atirar de corpo e alma nessa tarefa de promover bimestralmente o sarau... É que através da arte dos meus amigos, sobretudo os poetas, eu fico incendiada de vontade de poetar... Eu me alimento de cada verso proferido no sarau. Vou conhecendo mais pessoas, e estas vão se tornando especiais pra mim. Gosto de mostrar o trabalho, divulgar e assim valorizar cada poeta, ator, mímico, dançarino, cada performático, humorista, violonista, cada amigo, professor, vizinho, conhecido, cada pessoa que faz uso do microfone aberto, cada pessoa da plateia... e ao tratá-los com o máximo respeito e carinho por sua arte, vou recebendo também carinho, respeito e reconhecimento. É o que me basta!

       Quanto tempo vai durar o SARAU DO BAR? Não sei... Querem fechar a rua... Dizem que vai aumentar cada vez mais, o que duvido... Que vou ter de ir para um lugar maior... Ah, quero não... Quero que continue como começou: simples, despretensioso, acolhedor, intimista, artesanal, um lugar de amigos, para troca, encontros, partilha... no bar! Bebendo uma cervejinha e comendo uma das deliciosas empadinhas da mamãe.

       Um lugar aberto para quem quiser chegar. É só entrar em contato! O microfone é aberto aos poetas da plateia, pois a RODA DE POESIA nunca pode faltar! As demais apresentações precisam ser agendadas, pois tentamos traçar uma linha temática, não obrigatória, mas desejável. Os saraus tem se estendido além da conta e vira uma festa, uma resenha, uma reunião festiva - que é a definição de SARAU no dicionário - aprendo isso com o Gilberto D'Alma...

Queridos, se vocês leram esse TEXTÃO à moda dos adolescentes de hoje... Obrigada! E venham comigo para o próximo sarau:

VII SARAU DO BAR - UM MAR DE SAUDADES
Dia 10/06/2017, às 19h, no Bar Chico's.

I SARAU DO BAR - MAIO 2016
ENTRE POEMAS E MANDALAS




II SARAU DO BAR - JULHO 2016
UM SER-TÃO POÉTICO



III SARAU DO BAR - SETEMBRO 2016
PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES




IV SARAU DO BAR - DEZEMBRO 2016
O BÊBADO E A EQUILIBRISTA:
UMA HOMENAGEM AO ARTISTA







V SARAU DO BAR  - FEVEREIRO 2017
MAIS DE MIL PALHAÇOS NO SALÃO





VI SARAU DO BAR - ABRIL 2017
DE POETA E LOUCO TODOS TEMOS UM POUCO



KARLA ANTUNES




14 comentários:

  1. Acho que não cabe aqui nenhuma palavra a mais...
    Todas estão bem escritas, mostrando claramente a todos o que é o "Sarau do Bar"e revelando todo o sentimento envolvido na construção de cada edição.
    "Que seja eterno enquanto dure."
    Vinícius de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre cabem palavras... as suas são as essenciais. Um beijo, irmã! Obrigada pela parceria!

      Excluir
  2. Parabéns pra você... Eh! Muito orgulhoso de ter um minha vida artística passagens pelo Sarau do Bar. Aprendizado, troca, pessoas maravilhosas, multiculturalidade. Sem falar no aconchego. No carinho em que somos recebidos por essa lindas irmãs Antunes. O Sarau do Bar é minha casa cultural preferida. Preenche 100% do meu coração vagabundo. Amor incondicional e respeito. Que dure e perdure enquanto exista um poeta, uma caneta e uma folha -material ou digital-que transforme palavras em sentimentos. Que dure para sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coração vagabundo, onde cabe o mundo! Quem faz o sarau ser especial são os poetas e artistas que generosamente doam seus talentos... Eu só abro a casa. Obrigada Evandro pelo lindo comentário!

      Excluir
  3. Já fui e a alma ficou feliz...Vou de novo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha sim, Dan... Te espero com o coração cheio de alegria!

      Excluir
  4. espaço para almentar a alma e fazer amizades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas palavras é que alimentam a minha gratidão. Obrigada!

      Excluir
  5. Estou na espectativa de viver momentos poéticos neste Sarau que sempre chega aos meus ouvidos através de lindos comentários. Tenho certeza que será uma noite especial.
    Parabéns pelo Sarau!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bráulio! Ansiosa por sua participação em outubro. Por enquanto... tem dois saraus - junho e agosto - pra você nos conhecer e fazer parte dessa família multiartística!

      Excluir
  6. O Sarau é ótimo. O bar do Chico, acolhedor e minha amiga Karla... Amiga. Um beijo. ♥

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Aaah tenho muito orgulho de você, mãessora! Parabéns pelo sucesso do Sarau, e espero ansiosamente pelo de junho.❤

    ResponderExcluir