sábado, 2 de junho de 2018

CoNcUrSo De PoEsIa InStAnTâNeA III

Aconteceu no VII Sarau do Bar, no dia 10 de junho de 2017, ainda no Bar Chico's. O tema era uma homenagem à cantora Clara Nunes:

UM MAR DE SAUDADE...

...pois que ela nos deixou muito saudosos de sua arte e alegria.

Mas, como é de praxe, cada poeta teve a liberdade de interpretar o tema de acordo com sua vontade e inspiração! Uns falaram de alguém que partiu... outros de saudades da infância... da Ilha antiga... alguns se detiveram mais ao "mote" do mar... e outros  desdobramentos. Embora com nuances diferentes, todos estiveram dentro do tema, critério previamente avaliado por mim, organizadora do concurso.

E também como sempre acontece, os poemas foram muito bonitos! Nessas horas dou graças a Deus por não ter eu de escolher o melhor poema... Não conseguiria. Passo, então, a árdua tarefa para a minha plateia, que já está habituada aos critérios e ao modus operandi.

Nesta edição do CoNcUrSo introduzi uma novidade: a premiação de 1º, 2º e 3º lugares - antes era só de 1º lugar. Essa mudança ocorreu pelo aumento do número de poetas inscritos. Os certificados foram carinhosamente confeccionados por mim e minha alegria em fazê-los foi imensa!



Bem, vamos ao que interessa mesmo: os poetas premiados e seus poemas vencedores!!! Ei-los:

Da esquerda para a direita: Maria Izabel Patrício (3ª lugar), Brunno Vianna (2º lugar),
Suzana Jorge (1º lugar) e eu! Karla Antunes, idealizadora e produtora do Concurso (e do Sarau hehe)



1º lugar: SUZANA JORGE, com o poema

Meus Oito Anos

Com você aprendi a desmascarar as pedras em falso
e os disfarces do limo.
Cresci pelos rios da estrada, percebendo que as cobras
mais fogem da gente que a gente das cobras.
Aprendi a mapear o fundo antes de mergulhar no mar
e nunca, jamais, dar-lhe as costas, sobretudo na despedida.

Ai, pai... como eu queria que você tivesse conhecido meus filhos...

Há oito anos, você no chão duro e gelado de casa.
Não foi um mergulho. Não foi um passeio.
Foi uma pancada atrás dos joelhos.
Eu estava grávida. Grávida de uma infinita saudade.

Ai, Deus, a saudade...
Esse monstro oceânico que ninguém vê
Que dorme de um olho só
Que represa o ar na garganta
Até que emerge estrondoso, forte, imenso
Ao trovejar de nossa lembrança.
Sedento de água e sal
Fareja nossa emoção latente
E suga-nos os tenros cristais
Dos quais se farta em doce alívio
Até que no meio do azul
Imerge inerme, manso, imenso
Saciado de singular comoção
E revezando o olho que dorme
Cobre-se vagarosamente lento
Com o fundo do nosso coração.

SUZANA JORGE

Uma estreia no Sarau pra lá de especial!! Pela primeira vez no bar Chico's, Suzana foi recebida por mim com um abraço que acabou marcando nossa amizade até hoje!  A afinidade mais que literária fez Suzana Jorge me convidar para prefaciar seu livro Textura Carioca, posteriormente lançado em 16/12/2017.



2º lugar: BRUNNO VIANNA, com o poema

Pôr do Sol

Sob o pôr do sol
O porto permanece só
Tão perto de mim
Incerto do fim
De tão infinito que é o mar
E o amor que cabe aqui
O porto permanece só
Em água, saudade e sal
Tão perto de mim
Tão discreto e descrente
Incerto, enfim
De tão infinito que é o céu
O seu e o meu
Coração

BRUNNO VIANNA

Veterano, Brunno já havia sido premiado em 1º lugar no I CoNcUrSo, com o poema A Menina e a Rosa, em setembro de 2016. Amigo querido e contumaz do Sarau, sempre participa como poeta ou ator. Já apresentou uma cena de Hamlet com Roberto Meniguelo e os monólogos Over - A Última Dose, As Aventuras de Paco e Redescobrir.




3º lugar: MARIA IZABEL PATRÍCIO, com o poema

Um Mar de Desafios

Uma amiga me desafiou
A escrever uma poesia
Digo que não sei
Escrever pra quê, pra quem, por quê?

Eu gosto é de falar
Cantar
Recitar
Gargalhar...
Sem ter vergonha de errar!

Preciso voltar para o desafio
Olho para a folha de papel...
Ali, em branco, vazia
Igual minha mente e minha vontade de escrever!

Eu gosto é de costurar
Com uma agulha e linha,
Entre pontos e pespontos,
Dou vida à pequenos pedaços de pano,
Outrora esquecidos em algum canto!

Penso na amiga que me desafiou,
Penso na sua expectativa
De algum dia ler
Algumas palavras por mim escritas!

Eu gosto é de nadar
Praia, sol e mar...
A pele ardendo,
O vento batendo.
Espere ... que medo
Sim, tô cansada de tentar!

Eu gosto é de reciclar
Reutilizar
Reaproveitar...
Transformar o lixo em luxo
E a todos impressionar!

Não adianta, vou deitar
E quem sabe amanhã, ao acordar
Algumas palavras me venham
Para na folha de papel eu colocar
E, minha amiga, não decepcionar!

MARIA IZABEL PATRÍCIO


Marca registrada da Bel - como todos a chamam - a alegria esfuziante transbordou no momento da premiação. Comemorou e emocionou a quem assistia aos momentos finais deste Sarau, um dos mais belos e inesquecíveis.


O poeta Luiz Otávio Oliani, que estava no Sarau lançando seu livro A Persistência da Memória, ofertou três exemplares do (também seu) livro Entre-textos 3 para os premiados! Grata!


Também participaram desta edição do Concurso: Adriano Soares, Bráulio Ribeiro, Elizabeth Caldas, Euclydes Fernandes, Evandro Srocha, Fla Pozzobon, Graça Antunes, Malu Novo, Maurício Andarilho, Mônica Jogas e Rosi Vale.

ADRIANO SOARES                   EUCLYDES FERNANDES

MAURÍCIO ANDARILHO

ELIZABETH CALDAS                                 ROSI VALE

EVANDRO SROCHA

FLA POZZOBON                          BRÁULIO RIBEIRO

MALU NOVO

KARLA ANTUNES

Nenhum comentário:

Postar um comentário